E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A divertida arte de engatinhar

A Elisa já senta sozinha. Quando quer pegar alguma coisa se estica toda, quase numa mostra do Cirque du Soleil (hehehe), e caso não alcance o objetivo ela vai rolando. Mas nada de engatinhar... eu acho um amor quando as crianças engatinham e adoraria que a Elisa cumprisse essa etapa.
Na Escola eu sei que as professoras tem estimulado o engatinhar, mas ela gosta mesmo é de ficar de pé, bem firmezinha, só não se dá muita conta de mexer os pés. Apenas fica de pé, com as pernas inflexíveis. Muito engraçado... 
 
--------------------------------------------------------------------------------
UM POUCO DE INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO
--------------------------------------------------------------------------------
A divertida arte de engatinhar
Depois de brincar de equilibrista, quando está sentada (sem cair para os lados) a criança tem um novo desafio pela frente: o de engatinhar. Um momento estimulante, pois há um universo de inúmeras descobertas a serem feitas. O melhor estímulo é deixá-la no chão à vontade para explorar o ambiente. No nono mês, a maioria dos bebês começa a ser locomover pelo chão. Alguns, porém, preferem adiar essa etapa. Acham mais divertido tentar ficar em pé, apoiados em algo, mas podem retomar o “engatinho” por volta dos 11 ou 12 meses, quando sentem algum perigo ao tentar andar e preferem adquirir mais equilíbrio.
Nessa fase, não se deve pegar o filho no colo a cada reclamação, muito menos buscar brinquedos que ele fique apontando e não consiga alcançar. A idéia, agora, é incentivá-lo a usar o próprio esforço e as habilidades motoras para satisfazer suas vontades.
Outro aspecto importante nesta fase é a preparação do ambiente para que o bebê passeie livremente pelos espaços da casa. Pisos ásperos podem ser muito desconfortáveis para os joelhos e as palmas da mão. Procure deixá-lo se aventurar em superfícies macias.
Sabia que engatinhar exige planejamento logístico? Essa conquista acelera o desenvolvimento intelectual dos bebês porque o faz pensar em qual perna levantar com qual braço. Exige raciocínio para resolver aonde ir e como ir. Alguns vão de barriga, outros vão de marcha a ré, arrastando o bumbum até encontrar o jeito certo. Engatinhar significa ampliar a capacidade e a freqüência de tomar decisões por conta própria. Fonte: Boletim Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu esse post? Então comente e participe dessa história!