E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

quarta-feira, 9 de junho de 2010

De boca cheia

A vida da Dna Elisa anda cheia de novidades e adaptações. Depois e quatro meses dormindo e comendo a hora em que "desse na telha" dela, chegou o momento de colocarmos um pouco de ordem nesse negócio.
Além da adaptação na escola que, graças a Deus e toda a equipe da Descobrindo o Mundo, está sendo bem tranquilo, a Elisa começou a experimentar novas comidinhas. Isso não está sendo nada simples.
O pediatra prescreveu começarmos com banana, maçã, pera d'água e mamão papaya. Por enquanto só conseguimos dar a ela as duas primeiras frutas... e sem muito êxito.
Na primeira vez tentamos a maçã. Como ela estava de barriga cheia, deu uma brincada, cuspiu mais da metade fora, e se cansou de jogar a fruta de um lado pra outro dentro da boca sem perceber que deveria engolir. Nossa! Por mais simples e básico que isso seja pra gente, nunca imaginei que era um processo tão complicado para os bebês. Pelo menos eu e o Jeh não lembramos desse nosso momento... hahaha
Depois disso fizemos uma baita rateada. Resolvemos trocar uma mamada por uma banana. Bah, a guria virou bicho de tão brava! Não queria saber de fruta e nem de nada!!! A fome bateu e ela só se acalmou no peito. Daí me dei conta que deveríamos oferecer as frutas, ou novidades, entre as mamadas, pra ela descobrir se gosta ou não e então passarmos a dar junto com os mamás. Mas isso é a dura vida de primeiro filho, ou melhor, cobaia! Então, com essa estratégia a coisa está melhorando.
Ontem, finalmente, ela comeu uma banana inteira! Até registramos esse momento (Clique no vídeo abaixo), um marco histórico! Depois de uma semana de choradeira e melecas, a Elisa comeu uma banana das duas que o pediatra prescreveu.
A maçã até que está indo bem. À tarde, na Escola, a prof conseguiu dar meia maçã. Estamos com progressos. Lentos, mas fazer o que, neh?! Vou tentar o mamão amanhã pra ver o que ela acha...
Conversei sobre isso com a psicóloga da Escola, e ela disse ser super normal toda essa rejeição ao novo, até mesmo porque são muitas mudanças na vidinha dela, todas ao mesmo tempo. Mas disse que estamos indo pelo caminho certo oferecendo a fruta junto com o peito, até pra que a Elisa vá percebendo aos poucos que uma coisa pode substituir a outra.
Além das frutas o pediatra prescreveu 100ml de suco de laranja. Outra saga... a querida não pega mamadeira de jeito nenhum. Morde, cospe, parece que vai se engasgar com o bico, mas não se dá conta de chupar... pode?! Então, a psicóloga deu outra dica boa: uma mamadeira com bico mole, bem simples, pois a maciez lembra o mamilo e ela vai se ligar de "mamar" com mais facilidade.
Então, aproveitei e comprei aquelas mamadeiras com o bico largo, sabem? Que lembra o peito. Vou tentar e depois digo se deu certo. Que momento...
É, não é nada fácil ser bebê. E ser pais é melhor nem comentar... hehehe Certo é que apesar de toda essa função, olhar aquela carinha gostosa e ouvir as risadinhas fazem tudo valer a pena. Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu esse post? Então comente e participe dessa história!