E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mitos e verdades - Parte I - GESTAÇÃO

Essa semana, conversando com algumas amigas, lembrei da quantidade de coisas que ouvi tanto sobre a gravidez quanto sobre a maternidade. Bah! São inúmeras "dicas" quentíssimas, às vezes, assustadoras! A crendice popular ainda dissemina muitos mitos sobre essa fase na vida da mulher. E os depoimentos são tantos, e parecem acontecer bem próximos a conhecidos de quem os conta, que podem tranquilamente se passar por verdades absolutas. Claro que não podemos simplesmente taxar todos de mentiras, há realmente dicas quentes, mas as maioria é de se desconfiar da veracidade.
Então, resolvi compartilhar aqui algumas dessas "dicas" com o intuito de desvendá-las como mitos ou verdades. A maioria delas eu ouvi durante a gravidez e consultei o médico a respeito ou pesquisei na internet para saber se devia me preocupar e dar atenção ou apenas me divertir com "as piadas" hehehe.
Como são muitas e muitas "observações" resolvi dividir em dois posts, este vai abordar apenas os mitos da Gestação e no próximo, que ainda estou reunindo as informações (hehehe), vou falar sobre a Maternidade. Se alguém tiver mais alguma dessas "pérolas" para compartilhar, por favor, comente!
Mas, para mim, a maior dica de todas é: não devemos ficar com dúvidas, nem deixar passar nada, tudo é importante nessa fase da vida e deve ser relatado ao médico, conversado e pesquisado. Quanto mais informadas estivermos melhor vamos viver essa fase na vida da gente, e com tranquilidade, o que é muito importante.
Espero que vocês aproveitem e se divirtam!

.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.

Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesárea?
Mito. É claro que o peso do bebê, às vezes, influencia na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante.

Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal?
Mito. Após uma cesárea é recomendado, caso o parto transcorra por via vaginal, que se faça uso do fórceps, que em mãos experientes é uma importante ferramenta de auxílio. Porém, é verdade que a maioria dos obstetras prefere realizar cesárea se a paciente já passou por uma anteriormente.

Você precisa se livrar de seu gato se estiver grávida?
Mito. Os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm uma pequena chance de transmitir a toxoplasmose. Se seu gato for ”vagabundo” é melhor pesar o risco-benefício.

Não pode tomar nada diet durante a gravidez?
Meio mito, meio verdade. Não é bem assim, tudo depende da qualidade do adoçante utilizado. Informe-se com seu obstetra. Mas, na dúvida, é melhor não utilizar ou tomar sem açúcar mesmo. Vale lembrar que é apenas por poucos meses, depois a vida volta ao normal.

Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina?
Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.

Carnes cruas, ovos e peixes não devem ser consumidos durante a gravidez?
Meio mito, meio verdade. Depende do estado imunológico da paciente ante determinadas infecções, como a toxoplasmose, que é transmitida por carnes cruas ou malpassadas e de origem não muito bem determinadas. Dica: como hoje em dia não temos como acompanhar a preparação de todas as nossas refeições, considerando que muitas mamães necessitam trabalhar fora de casa, o ideal é evitar esses tipos de alimentos se não conhecemos a procedência.

É preciso passar bucha vegetal nos mamilos para não racharem?
Verdade. Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras. Os mamilos também podem ser estimulados pela toalha úmida após o banho. Mas o estímulo não deve ser em excesso pois poderá fazer com que a mãe produza leite antes da hora.

Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol?
Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar durante todo o ano.

Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno?
Mito. Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.

Seu cabelo voltará ao normal?
Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro de um ano, tudo deve voltar ao normal.

Se pedir para a grávida mostrar a mão, e ela o fizer com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, menina.
Mito. Como sua mão só tem dois lados, essa brincadeira tem 50% de chance de estar certa o mesmo de qualquer chute aleatório. Se você quer saber o sexo do bebê, melhor confiar no resultado do ultra-som.

Se o bebê chuta mais do lado direito, vai ser menino; e do lado esquerdo, menina?
Mito. Há 50% de chances de ser menino e 50% de chances de ser menina. O lado onde o bebê chuta não tem nada a ver com isso. Apenas significa que ele se sente mais confortável nesse lado.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo?
Mito. A azia, aquela sensação de queimação no estômago e no esôfago, é causada pelo pressionamento do estômago que o útero faz e, principalmente, por causa da alimentação. Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia minimiza o problema e não tem nenhuma relação com o cabelo do seu filhote. É válido acompanhar a alimentação bem de perto, pois determinados alimentos aumentam essa sensação e quando evitados ajuda bastante. Dica: Levantar a cabeceira da cama, mesmo com o auxílio de travesseiros, pode ser uma boa solução, assim como não ingerir refrigerantes.

Se a grávida sangrar é porque está perdendo o bebê?
Meio mito, meio verdade. Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e você deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, eles podem acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos.

Comer raspas de panela e alimentos grudentos torna o trabalho de parto mais difícil.
Mito. Essa idéia não tem pé nem cabeça. O trabalho de parto é mais fácil quando a mãe se preparou física e psicologicamente. Há muitos motivos para ter dificuldades, de tensão à inversão da posição do bebê na barriga. Mas nenhum deles é causado pelo seu mingau.

Mulher grávida não faz exame preventivo?
Mito. Também chamado de papanicolau, esse exame previne o câncer de colo de útero e deve fazer parte do pré-natal. Como o útero está mais frágil nessa fase, o exame é feito com mais cautela pelo médico.

Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal?
Mito. Só faz mal se a gestante tiver problemas de saúde, como alterações na coluna ou no coração. Tirando esses casos, o exercício físico sem exageros e em atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica faz muito bem, sim. Se exercitar melhora o condicionamento físico, protege contra dores lombares, deixa seu humor e a auto-estima para cima e ainda ajuda a controlar o peso.

Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjôos para ele?
Mito. Os enjôos são causados pela revolução dos hormônios no corpo da mulher. Seria ótimo dividir os desconfortos com o pai da criança, mas enjôos não são transferíveis. Dica: mascar um pedacinho de raiz de gengibre ajuda na hora em que o enjôo ataca.

É arriscado fazer sexo durante a gravidez, porque o pênis incomoda o bebê?
Mito. Se a gestação é saudável, não há porquê não manter uma vida sexual ativa. Não há perigo de machucar o bebê: ele está bem protegido na barriga, dentro da bolsa d água, e não vai sentir nada. O sexo só deve ser evitado se houver problemas com a gravidez, como descolamento da placenta e pressão alta se for o caso, o médico vai avisar.

Se a grávida carregar chaves ou medalhas no pescoço, a criança nasce com marcas na pele?
Mito. Não há nenhuma relação entre as bijuterias que você usa e a pele do seu bebê. Manchas e sinais são causados por determinação genética e, em alguns raros casos, por causa de doenças ou medicamentos tomados durante a gestação.

Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais, senão o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê?
Mito. Esse problema é causado pela movimentação do bebê no ventre, e não da mãe. Se for o caso, será diagnosticado pelo médico quando a hora do parto se aproximar, e pode ser necessário fazer uma cesárea.

Engordar muito significa que o bebê será grande?
Meio mito, meio verdade. Quem engorda muito, normalmente, tem bebê grande sim. Mas essa questão é bastante delicada. Nossos antepassados acreditavam que a gestante deveria ingerir grande quantidade de carboidrato para que o bebê nascesse forte. O que não é verdade. É importante ficar atenta ao diabetes gestacional e manter uma alimentação balanceada.

Ficar sem comer muito tempo piora o enjôo?
Verdade. A gestante não deve ficar muito tempo sem comer por dois aspectos: primeiro porque o estômago vazio secreta ácido, o que aumenta o enjôo; e segundo porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia, o que pode prejudicar o bebê e até mesmo levá-la ao diabetes gestacional. Dica: o ideal é que a gestante mantenha uma dieta equilibrada e variada, com um intervalo de no máximo três horas entre cada refeição. Vale lembrar que tudo que a mãe come o bebê também experimenta através do líquido amniótico, portanto quanto maior for a diversidade de alimentos que a mãe ingerir mais fácil será para introduzir novos sabores ao paladar do bebê quando ele começar a comer comidinhas.

Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda na hora de ver o sexo do bebê?
Mito. Não existe qualquer relação de que seja mais fácil para quem come chocolate ver ou não o sexo do bebê durante a ultra-som.

A diminuição de pêlos na gestante significa que ela terá uma menina?
Mito. A redução de pêlos, em algumas gestantes, tem relação direta com o metabolismo hormonal da gravidez e não com o sexo da criança.

Comer bolacha água e sal alivia o mal-estar e a salivação?
Verdade. O sal e a bolacha podem ajudar no mal-estar digestivo, assim como muitos outros alimentos frios, não gordurosos. É importante que a gestante experimente o que lhe faz bem. Todas as sugestões são bem aceitas.

Chupar limão combate o enjôo?
Verdade. A saliva da grávida pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é bem visto. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de ácidos, em caso de gastrite e aftas.

Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no bebê?
Mito. Chocolate realmente provoca cólicas. Porém, isso ocorre no recém-nascido, e não no feto. Portanto, durante a gestação é liberado. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.

Se os desejos da grávida não forem realizados, a criança pode nascer com algum sinal?
Mito. Não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos. Os desejos que ocorrem na gestação são resultado de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio, etc. Dica: antes de cada refeição, feche os olhos por 30 segundos e sinta qual alimento gostaria de comer. Fatalmente, virá à sua mente o alimento certo para aquela ocasião.

A mudança da lua influencia no parto?
Verdade. A lua influencia nosso planeta a todo instante, como nas marés e correntes oceânicas, por exemplo. A lua cheia está associada à hipertensão, devido ao aumento de líquido que circula pelo corpo. É nela que ocorre o maior número de rotura de bolsas amnióticas e edemas nas gestantes. Já na lua minguante tudo diminui. Nela, existem mais abortos e, nas gestações em fase final, mais facilidade para redução do líquido amniótico. Dica: verifique em qual lua aconteceu a concepção. Ela será a lua do parto e, em todas as passagens dela você sentirá mais desconforto.

Fontes:
http://sonhodebebe.bebeblog.com.br/8582/12-mitos-e-verdades-da-gestacao/
http://www.anitamulher.com.br/anita/confira-alguns-mitos-e-verdades-sobre-a-gravidez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu esse post? Então comente e participe dessa história!