E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Será que ela falou???

Pois é... estava relutando em postar isso aqui, mas daí seria injusto já que o blog se propõe a contar a história da nossa pequena... mas que eu gostaria de relatar algo diferente, bem que eu gostaria!
Então, o que ocorre é que semana passada, de "férias" forçadas no Resort da Vovó Bega (porque com certeza era um resort, com todas as atenções voltadas pra ela), numa noite fria e depois de um dia cansativo de trabalho fomos buscá-la. E quando eu chego lá com o Jeh, louca de saudade e vontade de dar uns chamegos, a guria se vira pro Jeh e diz "papa"! Claro que eu não ouvi isso direito, mas como "as más línguas" presentes confirmaram veementemente que ela disse, e ainda olhou e se jogou pra ele, e isso eu vi, tive que ceder. Eu acho que também ouvi... isso é o pior!!!
Uns dias antes ainda estávamos brincando de ensinar ela a dizer "mamãe" e "papai", cada um puxando brasa pro seu assado, é claro! E a Elisa ficava bem atenta aos nossos lábios, prestando atenção e parecendo tentar reproduzir tanto o movimento quanto o som. Daí só restou deduzir que foi isso que ela fez. Repetiu.
Esse fatídico acontecimento foi quinta-feira passada.
Ai ai, a gente passa nove meses carregando, mais tantos amamentando e chamegando e acordando e limpando cocôs fedidos, pra ouvir a filha dizer "papa" e ainda fazer essa declaração se jogando pra ele! Ninguém merece! Sem meias palavras: MORRI DE CIÚMES!
Já tinham me avisado que "as meninas são dos papais". O jeito vai ser fazer um gurizinho pra me bajular! hehehe Mas, segundo a teoria da minha cumadre Paula, embora elas sejam dos pais, quando casam vem mais na casa da gente (as mães!) hehehe E é pra nós que ela irão correr quando tiverem filhos e dilemas e tudo mais... em contrapartida minha grande amiga Pati já é toda toda do pai dela mesmo! Pra tudo! Até pra confidências amorosas. Então, acho que isso é muito relativo. O negócio é construir uma grande amizade com ela e deixar o tempo passar.
Agora, vou ter que aguentar essa pra sempre, neh?! Porque por mais que ela diga "mamãe" com toda a clareza, inclusive com o som nasalado do "ã", ele vai reivindicar que ela chamou por ele primeiro. E com testemunhas (minha mãe e minhas duas irmãs) fica bem difícil eu contestar.
Novidade: a Elisa falou "papa"!

Mudando de assunto (até que enfim...)! hehehe Hoje ela voltou pra Escola. Passou bem o dia, ainda um pouco congestionada, mas agora já achamos que é um processo alérgico. Coisas do nosso inverno gaúcho: frio e umidade! Uma ótima combinação para todo o tipo de alergias, ainda mais em alguém tão picorrucha que nem a Elisa, neh?!
Ontem, foi o 1º aninho da amiga dela, Carolina (Clique na imagem para ampliar). Uma "Minnie" muito gostosinha e sorridente! Entrouxamos a Elisa, de touca e tudo, pra que ela não perdesse a festa neh?! Estava tudo lindo demais. A Carol exibiu dois figurinos. O primeiro um vestidinho vermelho e branco, igual ao da Minnie mesmo, com um sapatinho vermelho de verniz que era tudo de bom! Uma graça. Depois ela despontou na festa com um modelito xadrez, preto e branco, sapatinho preto, também de verniz, e uma tiara com orelhinhas. Fofa demais!
Aproveitei para me inspirar para o primeiro aninho da minha princesa... mas vou ver ainda se ela merece festa organizada pela "mama"... ou terá que falar com o "papa" a respeito... daí, ninguém pode garantir nada neh...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Todo mundo de molho

Pereba total!
Família unida é assim... todo mundo acordando "de cama". Mamãe com faringite, papai com sinusite, gripão total, médico em todo mundo! Meu Deus! Ainda bem que acabamos o dia devidamente medicados... é um tal de um passa pro outro o vírus, coisa linda de se ver... só fazendo piada mesmo para sobreviver às últimas "noitadas" aqui em casa.
Nesta semana a Elisa nem está indo pra Escola, tem ficado na casa da vovó Bega pra ver se sozinha, sem mais vírus para compartilhar, ela melhora dessa tosse! Escolinha é bom, mas somada a esse nosso inverno acaba se transformando numa bomba!
Ainda bem que nessas horas posso contar com a ajuda das vovós...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tirando foto do pulmão!

E o frio chegou com tudo por aqui! Insuportável!
Há duas semanas que a Elisa vem apresentando uma tosse que vai e vem, um nariz que às vezes escorre, depois passa. Mas como não passava, e esse tempo não está ajudando muito, ontem levamos ela no Hospital da Criança Santo Antônio e ela teve a oportunidade de tirar a primeira foto do seu pulmãozinho! hehehe Fez raio-x e uma aspiração da secreção acumulada. A pediatra que nos atendeu, muito bem por sinal, diagnosticou pneumonia viral, embora o nome seja feio, nada grave se tratado a tempo, coisa que não iria acontecer se eu continuasse indo atrás do pediatra dela... que só queria ficar na nebulização e no sorinho fisiológico no nariz... mas esse aí, dançou! Já estou atrás de outro!
Pois bem, essa pediatra falou bem mal da tal nebulização, o mesmo que me comentaram outras duas colegas de trabalho, que a nebulização sem medicação, apenas com soro, condiciona o pulmão e é como se desregulasse seu funcionamento normal. Então, ela receitou para a Elisa uma nebulização natural: quando alguém fosse tomar banho deveríamos deixá-la dentro do banheiro cheio da fumacinha do chuveiro por uns 3 minutos. E além disso receitou um xarope fitoterápico para ajudar a expelir toda a secreção acumulada. Já deu resultado na primeira noite. Medicamos a querida à meia-noite e às 3h da manhã começou o show de tosse e secreção! Até às 5h. Chegou a dar pena.
Hoje, nem fui trabalhar, fiz algumas coisas on line, mas não consegui deixá-la na Escola daquele jeito. Dormiu super mal e tossiu muito de manhã, depois ficou melhor. Mas lá pelo meio-dia teve outra crise de tosse. Chegou a sangrar o narizinho de tanto que espirrou e tossiu e chorou, tudo ao mesmo tempo. Ainda bem que a mãe veio me dar um apoio logístico, assim consegui fazer algumas coisas do trabalho, enquanto a mãe ficava com ela, que está mais dengosa que de costume, e a vovó nem gostou de ficar chamegando ela... hehehe
Neste momento, a princesa dorme o sono dos anjos. Querida, ontem na hora de aspirar a secreção gritou tudo o que pode na sala de coleta, mas saiu dali, mamou meio minuto e caiu num sono profundo e tranquilo como já não dormia há dias, tudo em função da congestão nasal. O sono foi tão pesado que depois que não acordou nem para comer!
Esse frio está demais da conta! E parece que amanhã ainda vai chover... aí fica difícil se manter saudável, neh... Ainda mais pra quem ainda não tem nem um ano de vida!

Mas, mudando de assunto, já estão no ar as novas fotos da fofa, do 6º mês, com 15 dias de atraso, mas enfim... essa nova rotina da mamãe-blogueira tem retardado um pouco as coisas...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Minha "miquinha" de circo

A Elisa está cada dia mais engraçada! Acho que por passar o dia longe dela percebo pequenas mudanças e estou super sensível à evolução dela.
Agora, a "moda" dela é tentar nos imitar. E estamos dando boas risadas com ela nos "espelhando"...
Estava mandando beijinhos pra ela e então vi aqueles olhinhos super concentrados nos meus lábios, chegou a franzir a testa! Não perdi a oportunidade e continuei incentivando ela. Foi muito legal! Ela ficou olhando firmemente para os meus lábios e tentava apertar a boquinha pra fazer o tal "beijo", coisa mais deliciosa de se ver.
O "besouro", como a dinda dela diz, ela já aprendeu a fazer... eu conheço como "cavalinho", mas o nome é o que menos importa, todas as crianças fazem essa gracinha, e a babação é geral! hehehe Muito engraçado ver ela crescendo e aprendendo coisas diferentes!
Hoje, ela estava suadinha, reclamando do calor (acredito que era isso, neh...), e comecei a soprar nela. Pois a Dna Elisa se esqueceu do calor e começou o "processo de aprendizagem". Babou, babou, abriu e fechou a boca, fez bolinhas de cuspe, sempre atenta pra tentar reproduzir o que estava vendo.
Minha pequena está crescendo... e se descobrindo um "miquinho de circo". Só imagino (e me delicio imaginando), o que vem por aí quando ela já souber andar e falar...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

E a tosse não passa...

Minha princesa não resistiu a todas essas mudanças malucas de temperatura e acabou pegando um resfriadão! Ninguém merece... Como ela ainda não tem seis meses o pediatra não tem muito o que receitar, então estamos à base de sorinho no nariz e nebulização. E só! O problema é que esse "receituário" apenas faz ela resistir enquanto o próprio corpo dela manda o resfriado embora, mas demora mais tempo. Dá uma dó ver ela tossindo, ainda bem que ela é forte e não é manheira, então reclama do cof-cof, mas se desviarmos a atenção dela, em seguida ganhamos o sorriso mais gostoso do mundo de brinde.
Sexta-feira nem fui trabalhar para ficar com ela que tossiu muito durante a noite, e dormiu super mal... aliás, eu também... Sorte foi que na sexta teria uma pausa especial no trabalho em função do fatídico jogo da Seleção, que somado às horas do aleitamento, consegui uma folga com meu chefe querido e fiquei cuidando da minha pequena, que estava bem dengosinha. Aproveitei para dar bergamota pra ela provar. Abri um gomo e coloquei na boquinha dela que, imediatamente fez aquela careta feia, seguida de um sorrisão! Gostou tanto da nova fruta que tive que arrancar dela o bagaço. E, como é muito forte pra ela ainda, dois gomos foram o suficientes para que nos 30min seguintes ela lotasse a fralda!
Hoje, na Escola, ela até que ficou bem. Comeu quase toda a metade de mamão do lanche e tomou suquinho de maçã. Ah! Rolou 100ml de mamadeira! Isso é que eu chamo de progresso! Combinei com a prof que na semana que vem vamos começar com a sopinha ao meio-dia, mas apenas com legumes, dois ou três, e aos pouquinhos vamos incrementando, até chegar na receita do pediatra, "com 5 queijos e bacon"! hehehehe
Tirando a tosse, que nos acompanhou por todo o final de semana, inclusive eu e o Jeh acabamos ficando resfriados, passamos um finde bem legal. Sábado passamos o dia com a Bruna e o Marquito que, com muita dedicação, deu seu primeiro banho em um bebê! hehehe Foi muito divertido! Se der ainda publico as fotos hoje... Seu Marquito dando banho na Elisa! Não teve preço! Mas ele fez bem direitinho, mesmo com tantos olhos observando cada movimento dele... hehehe isso sem falar nos flashes! Apesar de tudo isso ele se saiu bem, e deu banho e vestiu a moça. Os tios Marquito e Bruna curtiram muito a Elisa, até a fizeram dormir... acho que conseguimos mais um lugar onde deixá-la para pegar um cineminha no Praia de Belas... hehehe "Apoios logísticos" são sempre bem vindos!
No domingão, almoçamos na casa dos meus pais... fazia tempo que não íamos lá. E a Dna Elisa passou o dia de colo em colo, experimentou papinha de banana com farinha láctea e purê de batatas. O segundo experimento foi bem melhor aceito. Logo logo ela estará se botando num pedaço de churrasco, daí eu quero ver se o meu peito vai fazer tanta diferença assim.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Doces Risadinhas

A Elisa está cada dia mais mimosa e divertida! Além das "conversinhas" já começou com as mini gargalhadas... ai, delicioso de ouvir!
Todos os dias de manhã, quando vou acordá-la no berço, às 6h30 (ninguém merece...), ela se espreguiça e solta um sorriso que faz todo o dia da gente valer a pena! É maravilhoso demais! Às vezes, enquanto estamos nesse processo de arrumar as coisas, trocar fralda, dar mamá, ela ainda encontra tempo para conversar e ficar de chamego com a gente... temos que nos policiar para não perder a hora de sair!
Pena é tirar ela de casa com essas manhãs geladas que tem feito nesses pampas! Meu Deus! Ela sai de casa parecendo uma trouxa de roupas! hehehe Até comprei umas toucas novas pra ela no final de semana, pois com esse tempo, só assim para proteger aquela cabecinha ainda bem carequinha...
Não sei se é porque passo o dia longe dela, só nos vemos antes do almoço e no final da tarde, mas a cada dia estou mais apaixonada por ela. Chego em casa e ficamos nos curtindo um tempo... A gente conversa, fica de chamego, e ela já está aprendendo o que fazer para prender a nossa atenção. Aliás, tenho que cuidar pra ela não desenvolver a técnica de nos dominar! hehehe
Mas, certamente, não há remédio melhor para um dia cansativo de trabalho, do que ver essa carinha gostosa rindo pra gente!