E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ela tá crescendo rápido demais!!!


Todo mundo me avisou que este tempo ía passar voando! Não achei que ía ser tão rápido!
A Elisa já está com 26 dias de vida e parece que estamos junto com ela há anos hehehe.
Ontem fomos ao pediatra. Ela cresceu mais 3cm nos últimos 19 dias e já está pesando 4kg. Quase uma moça. Hoje usei a última fralda RN e já tive que abrir um pacote P pois as coxas da fofa estavam ficando marcadas pelo elástico apertado das fraldas para recém nascido (isso que elas são feitas para até 4,5kg).
Fico olhando pra ela e sinto um aperto no peito. Minha pequena bebê está crescendo e crescendo muito rápido. Mesmo passando o dia todo com ela, esse bum quase passa despercebido aos meus olhos, quando acordo de manhã ela já cresceu mais! Já está diferente do dia anterior.
Estamos notando as pequenas evoluções dela. E isso é o máximo! Agora quando falamos com ela vemos que ela procura nossa voz, e quando consegue fitar os olhinhos na gente fica bem atenta, parece que tentando se comunicar. Esse encontro de olhares pode até parecer pouco pra muitos, mas pra nós é tudo! Uma grande evolução da pequena e a certeza de que já existimos pra ela. Não somos apenas uma grande mamadeira e um colinho gostoso.

É maravilhoso vê-la crescer. Também é doloroso saber que ela não vai ficar assim, um bebê fofo, pra sempre. Pensamento super egoísta, mas muito sincero. A cada novidade dela uma alegria e uma lágrima. Nossa filhinha cresce, graças a Deus, mas ao mesmo tempo no coração da gente é como se ela fosse ganhando a independência. Um dia sabemos que ela vai voar. E isso vai doer, vai deixar saudade do cheirinho gostoso que ela tem, até do cheirinho de queijo que tem no pescocinho dela, até desse vamos sentir saudades. Dói pensar que ela não vai mais caber toda no meu colo e vai correr sozinha por aí. Mas ao mesmo tempo, sei que se nos esforçarmos bastante, a cada voo dela, a cada conquista, vamos nos alegrar muito. Vai ser bom sentir saudade dessa pequena quando ela já não for mais tão pequena assim...
E pensar que há uns poucos dias atrás tudo isso aí estava dentro de mim... incrível o milagre da vida.
Minhas amigas que já são mães me disseram que eu sentiria saudade da barriga. Até então não tinha me dado conta, mas agora caiu minha ficha. Seguidas vezes me pego com a mão na barriga, agora vazia. Acho que já é instintivo. Até nas últimas fotos que tirei sem ela no colo, lá estou eu com a mão na barriga. Tá começando a dar a tal saudade. Vou parar de escrever pra dar uns amassos na minha gordinha, porque daqui a pouco não vou mais conseguir fazer isso... ainda bem que ela não vai parar de crescer, mas é duro se acostumar com a idéia.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um domingo especial na vida da Elisa

A noite de domingo, 21 de fevereiro, foi especial na vida da nossa filhinha. Foi a noite da consagração dela na Igreja. Nós, evangélicos, não batizamos os bebês, deixamos essa decisão para que eles tomem quando adultos, e então possam fazer por escolha própria a confissão de sua fé. Porém, levamos os bebês e os apresentamos na Igreja, onde o pastor abençoa a criança e a consagra a Deus, pedindo que Ele dê a melhor direção para sua vida e a proteja. Fazemos dessa forma, pois foi exatamente isso que aconteceu na vida de Jesus. Quando bebê, seus pais o levaram ao templo onde ele foi apresentado a Deus¹ e, depois, quando ficou adulto, seu primo João Batista o batizou nas águas.
Neste último domingo foi a vez da nossa mimosinha ser apresentada  no templo. Os avós e dindos estavam lá, todos testemunhando o evento. No momento da consagração o pastor Jeferson chamou as crianças da Igreja para que elas orassem com ele pedindo a bênção de Deus sobre a vida da nossa pequena. O altar ficou florido de tantos rostinhos curiosos para ver o bebê que estava chegando no pedaço. Foi emocionante ver todas aquelas mãozinhas estendidas para abençoar a Elisa. Com certeza as sinceras orações daquelas crianças encheram os céus naquela noite. (Clique na imagem para ampliar)

Na primeira noite oficial na  Igreja a Elisa fez o maior sucesso (oficial porque domingo retrasado ela já tinha andado por lá). Ganhou muitos colos, beijos e amassos, isso sem falar no figurino da moça, que arrasou! Para este grande dia ela usou a roupinha que a madrinha dela, Daniela, usou quando bebê, num momento bem semelhante a este. O vestidinho branco com rosinhas bordadas e uma renda bem delicada ficou uma graça, ela parecia um anjinho. Ah, não podemos deixar de agradecer publicamente à Dna Lu, mãe da Dani, que lavou e passou o vestidinho, passou com todo o calor que fez no final de semana, para que a Elisa pudesse estar maravilhosa na Igreja. (Clique nas imagens para ampliar)

Suspiros à parte... esse momento também foi muito especial para nós dois, eu e o Jef. Era impossível não lembrar o tempo inteiro do amor e do cuidado de Deus conosco durante toda a gestação. E agora lá estávamos nós levando nossa filhinha na presença de Deus, para consagrá-la e também para agradecer por tudo que Ele fez por nós. Desde o começo da gravidez nas cólicas e o risco dos três primeiros meses, as duas pontadas de pneumonia no inverno rigoroso que passamos, a ameaça de ela nascer prematura e no final a pressão alta e o cordão enrolado no pescocinho dela. Em todas essas horas, e em outros apertos que a gente passou, eu sei que Ele estava nos cuidando, colocou pessoas para nos ajudar e também para orar por nós. Tudo amorosamente preparado para que no dia 30 de janeiro pudéssemos ter nossa Elisa nos braços, saudável, linda, e até com Apgar² 10! Só Jesus para nos dar tamanha benção. Então, domingo no culto éramos só alegria e gratidão.

1. Lucas 2:21 a 23 - Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido. Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado.

2. Apgar: A Escala ou Índice de Apgar é um teste desenvolvido pela Dra. Virginia Apgar, médica norte-americana, que consiste na avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro, no quinto e no décimo minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos. Os sinais avaliados são: freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo zero e no máximo dez) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como sem asfixia (Apgar 8 a 10), com asfixia leve (Apgar 5 a 7),com asfixia moderada (Apgar 3 a 4) e com asfixia grave: Apgar 0 a 2. Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Apgar

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sem umbigo e dormindo todas no quarto novo!

Como é bom dormir à noite!!! Nossa maratona para manter a Elisa acordada deu super certo e dormimos muito bem esta noite. Bah, melhor do nunca! Claro que hoje já estamos na missão novamente, mas está mais difícil do que ontem... espero que a boa noite de sono se repita.
Ontem foi também noite de progressos na vidinha da nossa filhota: caiu o umbigo! E que coisa mais esquisita é isso! Não dei sorte e acabei "pegando" esse momento na vida dela! O Jef não queria mais nada, já que estávamos um empurrando para o outro essa bucha! Bah, quando coloquei ela na banheira e vi o umbigo por um fio senti que ía sobrar pra mim! Terminado o banho, na hora de secar o bebê o negócio despencou de vez! Jesus amado! Não chega a ser nojento, mas que é esquisito aquele negócio seco isso é! hehehe Bem, faz parte da maternidade, neh?!
Além da queda do umbigo, nossa pequena já está mais mocinha, hehehe, pois ontem dormiu sozinha no quarto dela pela primeira vez, com apenas 17 dias de vida! Como ela é grandona achamos que dormir no carrinho estava ficando meio desconfortável, pois além de pouco espaço, ela fica meio torta às vezes e também é bem abafado nas noites quentes. Então, lá foi ela estreiar o berço! Coisa mais linda! Difícil foi pra mãe aqui desligar e confiar que iria acordar com a babá eletrônica. Acordamos sem problemas, só custei a dormir preocupada em acordar caso ela precisasse... acho que tô com cabeça de mãe mesmo! hehehe Só tentando não ficar neura, mas às vezes me pego fazendo umas que ninguém merece... coisas do tipo ver se ela está respirando... sei que não sou a única, mas tô tentando controlar.
Bem, com tantas novidades na vida da Elisa, pra fechar o feriadão com chave de ouro, hoje fomos mostrar a ela o pôr-do-sol no Guaíba, que estava lindo, com esse clima de outono que invadiu Porto Alegre. Claro que ela teve que ficar bem enroladinha no cobertor, pois o ventinho estava um pouco demais pra ela. (Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mais fotos atualizadas!

Tem fotos novas no E-book da Elisa! Clique e confira!
Algumas das fotos das visitas ao hospital também já estão on-line, em breve colocarei as outras!

Chega de festa no apê!!!

Bah, nesta madrugada a fofa quis fazer festa no apê!!! Mas na festa só dava ela, neh?!
Com tantos bebezinhos mimosos sofrendo madrugadas com cólicas, outros tentando acordar os pais para um mamazinho extra ou aquela troca de fralda esperta, e a nossa filhota querendo apenas "manter contato". Ah vamos parando já com isso! A noite foi feita pra se dormir!
De dia a bonequinha dorme todas! À noite ela quer conversa, quer companhia, não quer ficar acordada sozinha... Sem chance!

Em geral ela mama lá pela 1h e depois só acorda lá pelas 6h30, 7h, mas nesta madrugada ela deu um baile na gente! Acordou às 3h e queria papo. Eram quase 6h da manhã e nada da fofa dormir, os olhos estavam estalados! E desta vez eu não tenho nada a ver com isso, não tomei Coca-cola, não comi chocolate, nem outra coisa diferente que pudesse ter causado esse efeito colateral do mal! Ela realmente dormiu demais de dia, não ficou quase nada acordada, e então achou que nós iríamos acompanhar a vigília dela! Ninguém merece!

Às 6h, eu e o Jeh já estávamos que nem zumbis! Ele perdeu o sono, e já estava até meio bravo com ela, que estava bem na boa, chorando se a gente largasse no berço. Era só pegar no colo que tudo ficava bem. Daí ele desceu com ela pra trabalhar e eu consegui dormir um pouco. O Jeh, depois que perde o sono custa a dormir de novo. Então hoje ele tá pra lá de quebrado.
Mas agora nós estamos preparados pra ela. Se ela quer guerra, vai ter guerra! hehehe (Clique na imagem para ampliar)
Cá estamos nós dois atucanando o sono dela. Vamos sacudir, cantar, morder, mexer, bater palmas, fazer de tudo pra mantê-la o mais acordada possível e à noite esperamos que ela esteja tão cansada quanto nós e durma todas!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Uma bonequinha

Choradeiras à parte, nossa princesinha foi super corajosa e não chorou quase nada para furar as orelhinhas. Achávamos que eles colocariam um anestésico na orelhinha, que nada! A Elisa teve que aguentar a dor no osso! Eta gaudéria das boas! Claro que o beicinho foi inevitável e depois ficou fazendo uma queixa e olhando pra gente com aquela carinha de "ninguém me socorreu"... mas quem disse que nascer mulher seria uma tarefa fácil?
Depois foi a vez do teste do pezinho. Até fomos colocar os brincos antes do exame, pois pensávamos que doeria mais o teste do pezinho. Nos enganamos... A picada foi bem mais suave do que a função dos brincos.
Ai que dó ver esse pezinho tão mimoso ser furado e apertado para preencher os círculos da cartela do exame. Mas nossa princesinha foi novamente corajosa. E depois de um bom mamazinho se acalmou e voltamos às boas.
Antes de voltar pra casa fomos visitar um cliente do papai, Hospmed (cliente da JMA TI - http://www.jmati.com/, que trabalha com distribuição de produtos hospitalares), onde as meninas pararicaram um monte a Dna Elisa. Depois passamos na casa dos avós Beto e Bega pra filar um café da tarde e mostrar a novidade: nossa princesa de brincos. Assim o vô que vai ter que viajar pelas próximas semanas pode corujar um pouquinho mais... No colo do vô a Elisa ainda resmungou um pouco e fez beicinho, reclamando da tarde dolorida que ela teve. A moça tem 11 dias e já pegou a manha de se queixar pros avós... ninguém merece!

PS.: O E-book já está atualizado com novas fotos da pimpolha!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hoje é o dia da "furadeira"

Bem, nem tudo são soninhos, peitinhos e flores na vida do bebê... tem também as agulhadas necessárias.
Hoje, vamos levar a Elisa para fazer o Teste do Pezinho e para colocar os brincos. Só quero ver... riquinha, tomara que não doa tanto.
Eu, boca-aberta, me passei nas datas, pois devia ter levado ela na segunda-feira para fazer o teste já que o indicado é até o sétimo dia de vida, que foi sábado, mas tudo bem... já me informei e vi que o teste é válido até o bebê completar os primeiros 30 dias de vida.
Andei lendo um pouco sobre o teste, e achei esse link que tem até as fotos do procedimento (http://www.ctn.com.br/hxportal.aspx?0,T,,,95,HPag005,0,,T,30,0,0,0,0,0,0) e dá uma dó ver aquele mini pé com um baita furo e ainda sendo apertado para sair o sangue. Bem, tem que ser feito, e lá vamos nós.
Esse teste, embora meio massacrante, identifica um monte de doenças que alteram o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê e podem ser tratadas precocemente, evitando danos maiores quando ele crescer.
Além do furo no pé, ainda tem os das orelhinhas! O pediatra disse que o quanto antes colocarmos melhor pra ela. O Dr até desmistificou a história de que temos que esperar a queda do umbigo, ou ter um mínimo de dias, ele disse que quanto antes furarmos a orelhinha dela, menos dor ela irá sentir. Então, vamos fazer um "pacote de buracos" hoje! Que Deus nos ajude a ver as cenas e também ajude nossa princesinha a passar por essa, pois ainda teremos muitos furinhos pela frente - as vacinas!
Ah, imaginem que coisa mais fofa que vai ficar esse brinco naquela orelhinha linda (Clique na imagem para ampliar):

Mais sites sobre o Teste do Pezinho:

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Coca-cola na veia!

Definitivamente os bebês sofrem nas mãos dos pais.
Nossa Elisa é um amor nas madrugadas, acorda apenas uma vez, então trocamos a fralda, rola um mamazinho e depois ela capota por mais umas quatro horas a fio. Mas na madrugada do último domingo foi diferente. A moça acordou, fizemos todo o circuito e nada dela dormir. Ficou um tempão com os olhos bem arregalados. Ainda bem que não ficou chorando, mas não dormia de jeito nenhum! Parecia vidrada... daí começamos a pensar no que poderia estar acontecendo e chegamos a conclusão de quem era a vilã da história: a Coca-cola!

Bem que o pediatra me falou sobre maneirar no café, pois a cafeína deixaria a moça alerta. Só não me liguei que Coca-cola e café tem a mesma substância, e que uma super dose de quatro copos de Coca bem gelados poderiam deixar nossa filha um tanto acordadona! hehehe Pobre criança!
O jeito foi contrabalancear tomando um litro de suco de maracujá ao longo do dia, daí a coisa foi normalizando e ela retomou a rotina de sono. O brabo foi desintoxicar a criança e esperar que ela bebesse todo o leite "contaminado" pelo suco negro do capitalismo!
É... eu tinha achado que me privaria da Coca apenas durante a gestação, mas pelo visto este jejum será prolongado.

No mais, nossa princesa cresce e ganha novas dobrinhas a cada dia que passa. O amarelão já quase nem se nota, tem apenas uma leve coloração nos olhinhos,  mas no corpo ela já está bem douradinha. Hoje atualizo o álbum com novas poses da Dna Elisa.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bebês crescem como abóboras!!!

Ontem fomos à primeira consulta no pediatra. Nossa princesa com apenas seis dias de vida já cresceu 1,5cm! Impressionante a velocidade! Quanto ao peso, já está recuperando os 350g que perdeu desde o nascimento, hoje a fofa pesou 3,250kg! Crescendo que dá gosto! Bem como a dindavó Marta disse: Bebês crescem como abóboras!
O pediatra, Dr Eduardo Jaeger, verificou também os reflexos dela e a icterícia (amarelão) que, graças a Deus, já foi quase toda embora.
Semana que vem é dia de choradeira, pois ele pediu o teste do pezinho e já nos disseram que este dá pena de ver... ainda bem que ele pegou leve com ela e deixou a BCG para o final do mês, assim ela terá uma folga. hehehe
O pediatra também liberou os passeios após o 10º dia... bem, os pais de primeira viagem já andaram pordejando por aí com a cria... só Deus para livrar! Mas agora vamos nos comportar e esperar até quarta-feira que vem para botar a carinha dela no mundo! Daí vamos direto no Iguatemi furar as orelhas e colocar logo o brinco que eu já estou ansiosa para vê-la bem de mocinha!
É uma delícia brincar de boneca com ela, até mesmo porque ela tem sido ótima! Dorme bem à noite, é tranquila, realmente uma bênção de Deus na nossa vida! Agora a família Alegre parece mais completa do que nunca! Nossa Elisa é um sonho que se tornou uma doce realidade!
Ainda tem um detalhe que pretendo resolver neste final de semana: ela e a nossa cachorra Donna ainda não foram oficialmente apresentadas, pois a cusca está precisando urgentemente de um banho para poder entrar em casa e dar uma boa cheirada na Elisa. A cusca apenas ouve o chorinho e fica batendo na porta para entrar e ver o que está fazendo todo esse barulho dentro de casa... Riquinha... ela deve estar se sentindo um tanto abandonada no pátio, mas em breve isso vai se resolver.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vida nova

Estamos de alta desde segunda-feira e já estamos em casa com nossa princesa.
Os sustos do primeiro dia em casa não poderíam faltar, é claro! A Dna Elisa chegou super bem, mas lá pelas tantas começou a se engasgar e engasgar, e eram gases que não acabavam mais! Queria mamar mas não conseguia em função desses gases, e o choro correu solto! Ficou vermelha de tão brava e tão incomodada e a mãe aqui apavorada! Ligamos pro Hospital e descobrimos que tudo isso era normal... ninguém merece! O estômago da fofa ainda está em fase de adaptação, então essas "tensões musculares", como o médico falou, são bem normais e o choro pode durar até duas horas ininterruptas! Graças a Deus que não durou tudo isso. Mas a riquinha ficou bem incomodada e eu muito assustada.
Sustos à parte, ela já recebeu as primeiras visitas em casa. A tia Pati e o tio Ricardo vieram com as meninas pra conhecê-la, a tia Cris e os dindos também. Nossa!, foi uma jornada e tant as primeiras horas em casa!
Depois, à noite, eu e o Jef oramos com ela, e o turno foi surpreendente! Ela acordou umas três vezes durante a noite, trocamos as fraldas e demos de mamar, e ela seguiu dormindo. Apesar de não estarmos acostumados com o dorme-acorda até conseguimos aproveitar o sono.
As mamadas também estão melhorando. No começo era o "massacre da gengiva elétrica"! Jesus! Doía todas! E a querida mamava e depois mascava o peito da mãe! Judiaria pura! Mas aprendeu a pegar direitinho e agora estamos nos entendendo melhor e já temos um ritmo de três a quatro horas entre cada mamada.
Amanhã será nossa primeira consulta ao pediatra. Ele irá solicitar o teste do pezinho e no mesmo dia ela irá tomar a vacina BCG, que já me disseram que os dois doem pra caramba. Mas paciência, tudo é pro bem dela, e a vida não é mole não!
Agora estou aqui corujando um pouquinho enquanto escrevo, daqui a pouco já estará na hora da próxima mamada. Estou colocando fotos novas no e-book dela ao lado sempre que possível! Hoje já temos novas!