E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Olhem só que fofa que ela está!


Já estou com 25 semanas de gravidez. Isso dá quase os seis meses por aquela contagem bem esquisita que prefiro consultar o Jef a tentar entender...

A Elisa já mede em torno de 35cm e pesa por volta de 700g. Os movimentos dela já estão mais intensos, para não dizer, doloridos! O espaço do "clubinho" está ficando menor a cada dia e ela está tendo que se adaptar aos novos limites.

Nesta etapa ela já tem cabelos, os olhinhos já abrem e fecham, ela está bem formadinha, ganhando peso. Até já pratica respiração! Embora ainda não tenha ar nos pulmões...

(Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/25-semanas)

Ser mãe é padecer no paraíso...


Realmente, hoje, essa frase faz muito sentido para mim.

Sempre acreditei que a gravidez era linda e romântica como nos comerciais de margarina... que inoscência! A realidade é dura!
Ontem, recebi numa news sobre gestação o cartoon ao lado e me identifiquei MUITO com ele, até que enfim um pouco de realidade entre tantos depoimentos melosos...
Mas, não pense que tudo são espinhos! Ainda tem rosas nesse mar... apesar dos desconfortos todos, cada dia mais sinto a Elisa se mexendo mais forte e com uma presença mais marcante, e isso realmente é o máximo! Faz com que, ainda que por um instante, eu esqueça do padecer e lembre que ela é a porta do meu paraíso!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Nossos primeiros encontros

Entre todos os contratempos, novidades, medos e curiosidades da gestação, pra mim o momento mais maravilhoso é quando vejo nossa pequena, ainda que em preto e branco e sem muita nitidez. O dia mais esperado de cada mês é o dia da eco! Finalmente vamos ter a sensação de que "nos encontramos".
Nossa primeira eco foi com cinco para seis semanas (1 mês e meio), ela era minúscula, menor que meio grão de ervilha, então a gente não conseguiu ver nada. Não conseguimos saber se estava tudo bem, embora aparentemente estivesse. A ansiedade até a eco seguinte foi um martírio! Um tempo que parecia não passar...
Finalmente chegou o dia da segunda eco, agora com oito semanas. Ouvir o coração do filho da gente bater pela primeira vez dá uma sensação de êxtase inexplicável, nos faz sentir mais forte, vivo! É um verdadeiro presente de Deus! Claro que esta é a parte "emocional" do relato, pois nesta eco eles se parecem uns girinos, nossos amados sapinhos! Dá pra ver uma cabecinha, o coração que já bate com toda a força e uma cauda que depois vai se transformar nas perninhas e tudo mais.
Com doze semanas (três meses) chegou a vez da ecografia que se chama transluscência nucal. Nesta os médicos fazem uma porção de medições, e avaliam a presença de alguns órgãos, ainda meio primitivos, com a bexiga, e medem uma dobrinha no pescoço do bebê, agora já promovido de embrião a feto, para identificar a probabilidade de alguma anomalia genética. Neste dia, apesar da ansiedade de ver nosso bebê, junto veio um pouco de medo, pela expectativa dos resultados que o exame traria. Graças a Deus ouvimos que nosso bebê era perfeito! Graças a Deus. Fora esse frio na barriga, essa eco foi muito legal! Ver o bebezinho todo formadinho, a cauda deu lugar a duas perninhas muito mimosas, aquele aspecto de girino se foi e agora víamos um mini bebê com pouco mais de 5cm! Uma super metamorfose, em poucas semanas de girino a mini bebê!
Nesta eco, às vezes, os médicos conseguem ter uma pista do sexo do bebê, com 85% de chance de certeza. Claro que isso não aconteceu com a gente! hehehe A médica que estava fazendo o exame terminou de fazer as medições e análises e começou a procurar a tal pista... O bebê estava a mil, dando cambalhotas e mais cambalhotas, não parava quieto. Eu tinha seguido o conselho de uma amiga e comi um chocolate antes de fazer o exame e ele adorou! Era só festa nadando na barriga! Bem, a médica tentou por vezes focar nas entre pernas da figurinha, mas quando ela ía posicionar a imagem, ele se virava de costas, deixando todos na expectativa. Voltei pra casa feliz, mas mais curiosa do que nunca!
Graças a Deus meu querido obstetra me deu de presente de aniversário uma requisição para uma eco extra apenas para tentarmos desvendar o mistério: menino x menina!
Marquei a eco para o dia do meu aniversário. Uma mistura de expectativa e ansiedade, muita ansiedade, tomou conta de mim. O coração parecia que ía sair pela boca. Já na maca do exame, o médico fez um baita suspense. Mediu todo o bebê, olhou com calma mil e uma coisas, MUITA CALMA! Até que terminado o tour intrauterino ele disse que iríamos ver o que era. Certamente não vamos esquecer as palavras dele enquanto contornava a imagem do feto na tela: - Aqui está a cabecinha, daí temos o peito, a barriguinha e aqui a pontinha do... clitóris! Do clitóris de uma linda garotinha! Na hora eu e o Jef nos olhamos, sorrindo, extasiados com a novidade de que iríamos ter uma filhinha. A nossa princesinha! Foi um grande presente de aniversário.
As duas últimas ecos que fizemos foram bastante importantes. Com 20 semanas (cinco meses), foi a morfológica, onde o médico avaliou toda a formação dela, as partes do corpinho, dos órgãos, ele nos mostrou até o cerebelo e o diafragma dela. É ótimo ver que ela está crescendo e se desenvolvendo perfeitamente. Um presente de Deus pra nós! Depois fizemos a eco cardíaca, onde o médico olhou todos os pedacinhos do coração dela, analisou o fluxo do sangue, e descartou possíveis problemas que já podem ser identificados dentro do útero. Tudo perfeito. Pena que não deu pra ficar olhando ela... nesta eco eles são super focados no coração.
Hoje não consigo imaginar como era para as mães de antigamente que passavam a gestação inteira sem ver seu bebê, sem saber o que era, e como estava o desenvolvimento dele. Viva o inventor da ecografia!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A primeira eco a gente nunca esquece...

Apesar de intensos os últimos dias não fizeram com que as cólicas cessassem, então liguei para o médico. Contei pra ele sobre a "saga do HCG" e também sobre as desagradáveis cólicas que eu estava sentindo.

Calmamente ele me disse pra repousar, receitou uma medicação adequada ao "meu momento gestante" e já pediu que eu fosse ao consultório dele logo na segunda-feira pela manhã, para uma avaliação.

Segunda-feira de manhã lá estávamos nós, felizes e ansiosos com o que poderia ser a tal cólica e o que ela poderia causar... diria que um tanto quanto assustador.

Ele me examinou, aparentemente tudo em ordem, mas para retirarmos as suspeitas de algum probleminha ele pediu uma ecografia, já me adiantando que:

- cólicas são normais no começo da gestação, e

- apesar do resultado do HCG, a gravidez só é confirmada quando a presença do embrião é identificada.

Pelos cálculos a partir da data da minha última menstruação, eu estava com 5 para 6 semanas, e nesta fase o embrião ainda é minúsculo, menos da metade de um grão de ervilha, então talvez não aparecesse nada na eco.

Claro que eu não esperaria mais uma semana para a tal eco, saímos do consultório direto pra Clinoson (http://www.clinoson.com.br/)!

Já na salinha do exame a ansiedade era a única coisa que conseguíamos sentir. Finalmente a médica entrou e começou o exame. Meu coração parecia que ía sair pela boca... até que finalmente ela achou o pequeno saco gestacional, bem direitinho onde deveria estar, mas ainda não conseguiríamos ver nada de bebês, pois ele era menos que um feto, ainda era um embrião...

Apesar de não vermos nada do nosso pequeno bebê, já nos sentíamos mais aliviados de saber que tudo corria dentro do normal. Agora era esperar até a próxima eco... onde se ouvíssemos o coração a gravidez estava confirmada, claro que no nosso coração ela já existia! Finalmente nossa família aumentou!

A grande notícia

Desde que a gente casou já pensávamos em como iríamos contar pra nossa família e amigos sobre a chegada do primeiro bebê.
Queríamos que fosse algo diferente, emocionante, que realmente marcasse de uma maneira bem especial a todos que recebessem a notícia.
Assim, fizemos um vídeo e levamos pros nossos pais assistirem, com a desculpa de que era das nossas últimas férias.
Foi muito legal ver a carinha deles, chorando e rindo ao mesmo tempo, enquanto descobriam que finalmente tínhamos cedido às pressões e o neto ou neta já estava a caminho...
Depois publicamos no You Tube e mandamos pra todo o mundo tomar conhecimento da novidade:

Preciso de um HCG

Bem, o teste de farmáci deu positivo.
Mas testes de farmácia não são infalíveis e eu precisava ter certeza antes de sair anunciando aos quatro ventos que estava grávida. Afinal, essa notícia é bombástica!
O Jef tinha voltado a dormir e não queria nem um pouco levantar cedo no feriado. Não houve jeito, tive que esperar ele acordar, lá pela uma da tarde... ninguém merece!
Acordado e faceiro, já aceitando de cara a paternidade era só sorrisos, e eu, ainda cheia de dúvidas, e com uma explosão de sentimentos dentro do peito, sem a mínima idéia do que fazer com eles. A única certeza que eu tinha era a de que precisava ter certeza do "positivo". Precisava de um exame de sangue para confirmar a gravidez.
Convencido, o Jef me levou até o Hospital Femina, para tentarmos um exame no feriado.
Triagem feita, a médica me deu a requisição para o exame, e junto a péssima notícia de que como era feriado a coleta estava de folga e só reabriria na segunda, ou seja, daqui a três dias, três longos dias! Era tempo demais pra mim! Tínhamos que acelerar esse processo de confirmação! Eu não estava mais me aguentando de vontade de contar pra todo mundo!
Cabisbaixos estávamos indo pra casa, quando lembrei que o Weinmann Laboratórios (http://www.weinmann.com.br/) tem um posto de atendimento no Hospital Moinhos de Vento (http://www.hospitalmoinhos.org.br/)!!! Graças a Deus alguém trabalhando pela paz alheia nesta cidade!!!
Meia volta, e lá fomos nós para o Hospital.
Sangue coletado. E mais uma notícia, ou melhor, uma "pedra no meio do caminho": o resultado só sairia na sexta-feira, 12 de junho de 2009. Teríamos que esperar. Claro que um dia era bem melhor do que três, mas ainda assim era uma espera.
Corremos pra casa da Paula e do Carlo mostrar a tal tirinha com 2 tracinhos, e mesmo ainda sem os 100% de certeza, já recebemos os parabéns! Só a gente precisava acreditar de verdade que o exame de farmácia não estava errado. Em breve estaríamos no fantástico mundo da maternidade!
Foram longas as horas de espera até o dia seguinte, às 10h, quando o laboratório prometeu publicar o resultado no site.
Finalmente 10h. O Jeh acionava a atualização da página e nada. 15 minutos depois ligamos para o laboratório, meu coração parecia que ía sair pela boca, e mais uma notícia de atraso... A partir das 10h30 eles iriam publicar! Eternos minutos seguidos do frio na barriga na hora de abrir o arquivo com o resultado...


Realmente não era mais uma hipótese.

Estávamos grávidos!
Agora era comemorar e contar pra todo mundo!

Ansiedade... Viva os testes de farmácia!

Tudo ok com os exames, meu médico, o Dr Ernesto de Paula Guedes Neto, liberou o processo de "fabricação caseira"! Agora era "praticar" e esperar...
Porém, a tão corriqueira ansiedade feminina começou a assombrar os meus dias... as estatísticas sobre a fertilidade me deixaram um tanto quanto preocupada:
Um casal jovem, saudável, sexualmente "hiper"ativo, possui 18% de chances de engravidar em UM ANO!
Definitivamente UM ANO era o prazo total do meu projeto! Incluindo planejamento, execução e finalização. Meu gráfico de Gantt não permitia um prazo maior... eu precisava agir e rápido!
Minha amiga e cumadre Paula me deu umas dicas bem interessantes e super úteis, entre elas uma que vale deixar registrada aqui:
Como tentar descobrir meu dia fértil? Ok, basta medir a temperatura do corpo, diariamente, antes de levantar da cama, e ir anotando numa folhinha. Assim, no dia em que a temperatura apresenta um aumento de 0,6 graus em média, é o dia! Não dá pra perder a chance, senão só no próximo ciclo, daqui a mais ou menos 28 dias! Ex. Seg 35,5; Ter 35,4; Qua 35,6; Qui 36,2 >>> É o dia!
Como nem tudo são flores, meu médico mandou, literalmente, eu abandonar o termômetro e deixar rolar... Obedeci.
Última consulta: Abril/09. Trabalhamos, eu e o Jef, "arduamente" no nosso projeto "First Baby", e agora aguardávamos os resultados. Alguns dias de atraso e um super teste de caixinha para descobrirmos como andava nosso desempenho... foi frustrante! Deu negativo.
Passei o dia sem falar com o Jef, sentia uma vontade louca de chorar, guardando a frustração de não ter conseguido! Nós mulheres somos realmente estranhas... senti uma impotência, um sentimento de perda de algo que eu nem tinha ainda, e logo em seguida a certeza de que não queria sentir isso no mês seguinte!

Bem, meu médico vetou o uso do termômetro, mas ele não falou nada sobre "pequenos lembretes"! hehehe Decidida a não ter uma segunda frustração, tomei uma atitude...
A Vivi, outra super amiga, me falou sobre o site http://www.tabelinha.com.br/, e lá fui eu! Cadastrada, comecei a receber os avisos sobre os "dias importantes". Sobre isso achei melhor não comentar com meu médico... hehehe Era Maio/09.
Ok, bola pra frente! Mais uma mês de tentativas. Agora com a ajuda dos lembretes do site as tentativas seriam super focadas. hehehe Mas teríamos que aguardar o tempo da natureza...
Fim de Maio, e as cólicas começaram. Não acreditei que eu ía menstruar de novo! As cólicas começaram a aumentar, mas nada de o "Inter entrar em campo"...
Três dias de atraso e tentei convencer o Jef a comprar um testesinho de farmácia, só assim por descargo de consciência, mas ele que não é nada ansioso achou que deveríamos esperar, afinal eu estava com cólicas e o resultado do teste parecia meio óbvio...
Cinco dias de atraso, eu já quase roendo as unhas e ele finalmente concordou em comprarmos o teste, mas para fazer só com 11 dias de atraso, no dia dos namorados! Ok, como ele é bem cabeça dura, achei melhor aceitar e comprar o teste.
Todos os dias olhava o teste no banheiro, super ansiosa, mas acordo é acordo, teria que esperar o dia combinado.
Dia 11/06, com 1o dias de atraso, acordei enlouquecida de cólica, chamei o "querido esposo" e renegociei o teste, pois se não estivesse grávida iria tomar alguma medicação para aliviar aquela dor.
Já desmotivada pela cólica, e sem nenhum outro sintoma de gravidez, como enjôos, sonolência fora do comum, e tal, fiz o teste. MEU DEUS! APARECERAM DOIS TRACINHOS! (Ps.: 1 tracinho = negativo, 2 tracinhos = positivo).
Acordei o Jef aos gritos, ainda não sei se de susto, pavor, emoção, ou o quê, para me ajudar a ver bem aquela tirinha de papel que mudaria nossas vidas pra sempre!
hehehe Meu marido é demais! Calmamente ele levantou olhou a tirinha, comparou com a bula, comemorou calmamente que eu realmente estava grávida e voltou a dormir.
Nem lembrei mais das cólicas, só conseguia pensar na tirinha com dois tracinhos.
Viva os testes de farmácia!

Uma decisão nada fácil...

Mulheres nascem predestinadas a planejar uma família. Entre nossos primeiros brinquedos estão adoráveis bonecas de todos os tamanhos e representando todas as faixas etárias possíveis, de bebês a profissionais. São Bebês, Pollys, Barbies e muitas outras onde nos espelhamos e projetamos.
Pois bem, chega o dia em que nós queremos ser aquilo que tanto brincávamos e planejávamos. Estudamos, talvez um dia seremos a Barbie Veterinária, ou talvez a Barbie Cabelereira. Até mesmo porque depois da tão esperada "maioridade" já passamos da fase Barbie Princesa e precisamos cair na real... conhecemos "aquele cara especial", casamos (nem sempre nesta ordem...), então nossos hormônios nos indicam que falta alguma coisa: um bebê!
Acho que está é uma das decisões mais difíceis na nossa vida, ter um filho! As consequência serão para sempre! Existem ex-namorados, ex-amigos, mas definitivamente não existem "ex-filhos"! E isso é bastante assutador.
Bem... comigo aconteceu todo esse processo, e casada há três anos e meio ainda pretendia prorrogar esse "plano baby" para mais adiante... mas não deu!
Então, o jeito foi não pensar muito mais no assunto, ir rápido ao médico, antes que eu e meu marido mudássemos de idéia - mais eu do que ele, e ir adiante agora como "Barbie Mãe"... Era abril de 2009...